Ibirubá | Noticias
Você sabe o significado do Banco Vermelho instalado em Ibirubá?
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Mais do que um simples banco, o Banco Vermelho instalado no pátio do Foro de Ibirubá é um símbolo de resistência, conscientização e luta contra a violência às mulheres. A iniciativa faz parte da campanha internacional que busca dar visibilidade a um problema ainda presente na sociedade: a violência doméstica e de gênero.

Instalado em agosto, durante o Agosto Lilás, o banco traz frases que convidam à reflexão e à ação. A cerimônia contou com a presença do Juiz de Direito João Gilberto Engelmann, do Defensor Público Victor Hugo Machado e do Promotor de Justiça Arthur Rodrigues Moreno, reforçando o engajamento do Poder Judiciário no enfrentamento desse tipo de violência.

Segundo o juiz Engelmann, o gesto é mais que simbólico: “O Banco Vermelho representa um compromisso permanente com a defesa da mulher e com o combate a todas as formas de violência — física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. É um lembrete de que esse problema precisa ser visto, denunciado e enfrentado por toda a sociedade.”

A campanha Banco Vermelho surgiu na Itália, em 2016, e foi instituída no Brasil pela Lei nº 14.942/2024, que prevê a instalação de bancos vermelhos em locais públicos de grande circulação. Em Ibirubá, o banco permanece como um convite constante à reflexão — e como um símbolo da esperança por um futuro com mais respeito, empatia e igualdade.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.