Ibirubá
Vanessa Schwanke Fontana Rebelato assume a presidência da Academia Ibirubense de Letras
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Ibirubá tem uma mulher à frente da Academia Ibirubense de Letras (AIL). A Sessão Solene de Diplomação e Posse dos Novos Acadêmicos Efetivos e Correspondentes que ocorreu na noite de 14 de agosto de 2025, no Auditório Honorina Ribas Lopes, da Câmara Municipal de Vereadores de Ibirubá, também oficializou Vanessa Schwanke Fontana Rebelato como presidente da entidade, cargo que exercerá até julho de 2026.

Vanessa é acadêmica fundadora efetiva da AIL e atualmente ocupa a Cadeira nº 09. Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possui mestrado e doutorado em Engenharia Agrícola, também pela UFSM.

Com mais de 17 anos como professora da Universidade de Cruz Alta, ministra aulas nos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária. Sua atuação vai além da sala de aula: já foi Secretária de Educação, Cultura, Turismo e Desporto de Ibirubá, além de Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil no município.

Vanessa é reconhecida como agroinfluenciadora, membro de comitês de assessoramento e de corpos editoriais de publicações científicas. Sua produção acadêmica inclui artigos, capítulos de livros, textos em jornais e revistas, resumos em anais de congressos, apostilas didáticas, trabalhos técnicos, projetos de pesquisa e extensão, além da orientação de diversos alunos.

Seu trabalho no campo do agronegócio e da educação já lhe rendeu diversos prêmios e homenagens, entre eles: Agroelas, Empodera, Mulheres do Agro, Mulher do Agronegócio, Ilustres Personalidades do Rio Grande do Sul – Mérito Excelência, Secretária Municipal Destaque, Troféu Enfoque, Prêmio Mulheres Marcantes, Mulheres que Inspiram, Destaques Rio Grande do Sul, Prêmio Melhores do Sul Série Ouro, Troféu Mulher de Excelência, Elas no Agro, além de ser constantemente lembrada como professora homenageada por seus alunos.

Casada com o produtor rural Francisco Rogério Rebelato, é mãe de Francisco Rogério e Maria Valentina. Vanessa vai lançar em 2026, dois livros, onde foi convidada a compartilhar sua trajetória.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.