Na noite de segunda-feira (05/01), a Câmara de Vereadores de Ibirubá foi palco de uma reunião de alinhamento sobre as ações voltadas às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro teve início às 19h e se estendeu até por volta das 22h30, sendo considerado extremamente proveitoso e esclarecedor para todos os participantes.
A reunião contou com a presença das profissionais da CRR TEAcolhe de Cruz Alta, Dalva Rosane Teixeira Foletto, psicopedagoga, e Cristiane Souza da Silva, psicomotricista, além de pais, professores, diretores, profissionais das áreas da saúde e da educação, bem como representantes do poder público municipal e imprensa.
Durante o encontro, foram abordados temas como autismo: mitos e realidades, o funcionamento do Programa Estadual TEAcolhe, fluxos de avaliação por meio do Gercom, a importância do cadastro das crianças e a construção de uma rede de atendimento e apoio, fortalecendo a conexão entre setor público, famílias e profissionais.
Foi destacado que o município está realizando um novo mapeamento e recadastramento, já que até o momento não havia um levantamento completo. Atualmente, Ibirubá possui entre 80 e 90 crianças já laudadas, número que deve seguir crescendo.
“Esse processo é fundamental para organizar os atendimentos, priorizando inicialmente os casos de nível 3, além de permitir a busca por recursos e a futura implantação de um Centro de Desenvolvimento, nos moldes do existente em Cruz Alta. Também está em andamento o recadastramento dos profissionais, identificando corretamente quais níveis do TEA cada um está apto a atender.” Explica a prefeita Jaqueline Winsch.
O encontro proporcionou amplo espaço para diálogo, permitindo que os pais e profissionais da área tirassem suas dúvidas, apresentassem preocupações e contribuíssem com sugestões. A iniciativa foi avaliada de forma positiva, fortalecendo o diálogo e a construção de políticas públicas mais eficientes e humanizadas para as crianças com TEA e suas famílias em Ibirubá.
A prefeita municipal Jaqueline Winsch reforçou que nenhuma criança com laudo ficará sem atendimento especializado, destacando que o momento exige uma readequação da rede, especialmente diante da necessidade de profissionais qualificados e alinhados às reais demandas do TEA. O encontro foi promovido pela Administração Municipal, através das Secretarias de Educação e Saúde e contou com a participação ativa dos secretários Rogério Oliveira e Viviane Kanitz Gentil, que ao alinhados com a prefeita Jaque, estão empenhados na organização e melhoria do atendimento aos portadores do TEA.





