Saúde
Primeira turma de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias conclui curso técnico em Ibirubá e fortalece o Sistema Único de Saúde
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Na noite de quarta-feira, 25 de outubro, a Casa de Cultura de Ibirubá foi palco de uma emocionante cerimônia de formatura que marcou o encerramento das primeiras turmas de Técnico em Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, no âmbito do programa “Saúde com Agente”. O evento, que contou com a participação de familiares, autoridades locais e profissionais de saúde, representou um marco importante para a Secretaria de Saúde de Ibirubá.

A mesa oficial foi composta pelo Senhor Abel Grave Prefeito Municipal de Ibirubá, Senhor Giovani Moacir Diesel Secretário da Saúde de Ibirubá, Senhora Jussara Daltrozo Gutierres – Coordenadora Regional da Saúde da 9ª Coordenaria Regional da Saúde de Cruz Alta e a Senhora Thais Dalacosta Sartori –  amiga da Turma e a Enfermeira Joice Marques.

O projeto “Saúde com Agente” é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e a Prefeitura Municipal de Ibirubá. O curso foi ministrado de forma híbrida, combinando aulas remotas e presenciais, e teve uma carga horária total de 1.275 horas, proporcionando aos alunos uma formação completa e abrangente.

A primeira turma a concluir o curso foi composta por 29 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e 2 Agentes de Combate às Endemias (ACE). Com a obtenção dos certificados de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias, esses profissionais agora estão mais bem preparados para desempenhar suas funções essenciais na área da saúde.

O “Saúde com Agente” é uma iniciativa que busca fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) ao qualificar profissionais que atuam diretamente nas comunidades, promovendo a prevenção de doenças e a promoção da saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde de Ibirubá, a previsão é de que uma nova turma seja iniciada em 2024, ampliando ainda mais o impacto positivo desse programa na região. A formatura das primeiras turmas de Técnico em Agente Comunitário de Saúde e Técnico em Vigilância em Saúde com Ênfase no Combate às Endemias representa um passo significativo na melhoria da saúde pública em Ibirubá e é um testemunho do compromisso do município com o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Esses profissionais estão agora ainda mais qualificados para servir suas comunidades e promover uma saúde de qualidade para todos.

Fotos e texto: Raquel Balin Corrêa

Gostou? Veja mais!