Preservar a história e a memória do ser humano sempre foi um grande desafio. Nesse contexto, os museus exercem um significado extremamente relevante. Muitos atrelam museu apenas ao passado, quando na verdade são muito mais que isso. É um lugar de conexão entre passado, presente e futuro, pois olhar para o que aconteceu, existiu e foi descoberto é conhecer o caminho do aprimoramento e os mecanismos que podem influenciar o presente, para que novos conhecimentos e técnicas sejam disponibilizadas para a sustentabilidade das futuras gerações.
E é nesse intuito que a Administração Municipal, através do trabalho das Professoras de História Ivaniza e Jaqueline, tem documentado, buscado, conservado e pesquisado o acervo da história de nosso município, que apesar de ser ainda jovem, carrega uma bagagem de muita luta, invenções, empreendedorismo e pujança, sempre no caminho do progresso e do desenvolvimento.
O Museu Municipal Theobaldo Becker completou nesta semana, seu 37º aniversário, e na quarta-feira, 27, recebeu os alunos do Centro Social Nestor Mendes do Bairro Floresta, para interagir com a história, e saber mais sobre a origem Ibirubense, riquíssima em trabalho, fé e perseverança. Na oportunidade a família do Sr. Arnildo Scharowsky doou ao museu discos que faziam parte da discografia do Conjunto Musical “Os Döge”, assim como peças de roupas do figurino utilizado na capa do álbum e das apresentações dos integrantes.
Apoiar a cultura, a educação e a valorização dos museus segue como uma das pautas prioritárias do Governo Municipal para promover o desenvolvimento cultural, inclusive do patrimônio histórico, artístico e científico do município, bem como a produção intelectual do nosso povo, que é o nosso principal patrimônio.