A chegada do tratoraço causou lentidão na entrada de Porto Alegre no início da manhã desta quinta-feira. Mais de 300 veículos entraram pela Av. Mauá antes das 6h, causando congestionamento na Av. Castello Branco.
A mobilização, liderada pelo movimento SOS Agro RS, tem agenda prevista para começar às 10h no Parque Harmonia. Mais de 50 ônibus vindos do Interior engrossam o quórum, que inclui uma caminhada até a Superintendência Federal da Agricultura no Rio Grande do Sul às 15h.
O protesto visa chamar a atenção para as dificuldades enfrentadas por agropecuaristas gaúchos endividados após três anos de eventos climáticos extremos e perdas com as enchentes de maio, além de reivindicar ações imediatas do governo federal.
O evento teve início cedo, com dois comboios de tratores, vindos do Velopark, em Nova Santa Rita, e da BR-290, em Eldorado do Sul, ingressando em Porto Alegre pela avenida Castello Branco às 6h. Eles foram escoltados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) e seguiram até o Parque Harmonia, enquanto parte dos maquinários desembarcou no Anfiteatro Pôr do Sol, na orla do Guaíba. A recepção dos manifestantes está marcada para às 9h, na Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, onde representantes das entidades, federações e autoridades irão discursar. A participação do Governador Eduardo Leite está prevista.
O encerramento está marcado para às 15h, quando os manifestantes realizarão uma caminhada, com cavalaria, até a Superintendência do Ministério da Agricultura e Pecuária em Porto Alegre, na avenida Loureiro da Silva, nas proximidades da Casa do Gaúcho, para entregar as reivindicações dos produtores. O protesto também ocorre em municípios do Interior, com maquinários estacionados às margens de rodovias.
FONTE: Correio do Povo
Foto: Pedro Piegas/CP