Ibirubá | Noticias
IX Semana Acadêmica de Agronomia do IFRS – Campus Ibirubá inicia com debate sobre crises climáticas e segue com ampla programação técnica
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

A IX Semana Acadêmica de Agronomia 2025 do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Ibirubá teve início na noite de segunda-feira, 13 de outubro, na Casa de Cultura Osvaldo Krammes. O evento, promovido pela Diretoria de Agronomia (DEAGRO) com apoio do IFRS, reúne estudantes, professores, profissionais e representantes do setor agropecuário em um espaço de aprendizado e troca de experiências sobre os desafios e as inovações do agronegócio.

Com o tema “Crises climáticas e os efeitos na agropecuária: problemas impossíveis, soluções possíveis”, a abertura contou com um painel que reuniu representantes de importantes cooperativas da região — Fernando Müller (Cotribá), Lecian Gilberto Conrad (Coopeagri), Cristiano Müller (Cotrisoja) e Fernando Cirolini (Cotrijal). Os painelistas compartilharam experiências e reflexões sobre os impactos das mudanças climáticas na produção agrícola, estratégias de adaptação e o papel do cooperativismo na busca por soluções sustentáveis para o futuro do campo.

Após o debate, os participantes prestigiaram um coffee break e seguiram para o painel “Seguro Agrícola”, às 21h, que abordou o tema “Seguro Rural 360° – Proteção, o Mercado e Novas Tendências”, apresentado por Cláudia Liliana e Leonardo Levenes, da Alper Seguros. Em seguida, Gabriel Wathier Almeida, do CICRED, ministrou a palestra “Seguro Agrícola: Segurança em Tempos de Incerteza”.

A programação continua nesta terça-feira, 14 de outubro, com o painel “Produtor Rural”, às 19h, abordando manejo no campo e perspectivas práticas com Maria Eduarda Tramontini Seolin. Às 19h40, ocorre o painel “Irrigação”, com o tema “Licenciamento Ambiental de Irrigação”, ministrado por Cristiano Horbach Prass, da FEPAM.

Após o coffee break, às 20h15, a noite segue com as palestras “Energia e Irrigação: Desafios e Oportunidades para o Futuro do Agronegócio”, com Bruno Rauber (Coprel), e “Tecnologia da Irrigação por Pivô Central – Foco em Irrigação”, com Bruno Halber. Encerrando a programação do dia, às 21h45, acontece o painel “Manejo de Plantas”, com o tema “Princípios da Mitigação em Plantas com Foco em Soja”, ministrado pelo agrônomo Marcelo Zakseski.

Na quarta-feira, 15 de outubro, o foco será o manejo do solo. Às 19h, ocorre a palestra “Qualidade e Saúde do Solo em Sistemas Agrícolas”, com Fabiane Vezani, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Na sequência, às 20h20, o tema será “20 Anos de Estudo Agroambiental na Região de Ibirubá: Uma Síntese”, com Carlos Gustavo Tornquist, também da UFRGS. Após o coffee break, às 20h50, o evento segue com o painel “Manejo de Plantas”, às 21h20, apresentando a palestra “Ecofisiologia Vegetal Aplicada à Produção Agrícola”, com Elmar Flos.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.