Nesta quinta-feira, 17 de julho, a Administração Municipal de Ibirubá realizou um evento especial para apresentar o balanço dos 200 primeiros dias de gestão da prefeita Jaqueline Winsch, primeira mulher a assumir o Executivo municipal em 70 anos. Durante a solenidade, realizada na Câmara de Vereadores, foram anunciadas obras e projetos importantes, que reforçam o compromisso da atual gestão com o desenvolvimento urbano, social e a qualidade de vida da população.
O ponto alto da manhã foi o anúncio da aquisição de uma área de 2,8 hectares no bairro Floresta, destinada à construção do futuro Loteamento Habitacional Renascer. Com investimento de R$ 1.386.000,00 em recursos próprios do município, o terreno irá abrigar 67 lotes residenciais, além de uma área verde e uma unidade institucional. A prefeita oficializou a assinatura da compra durante o evento. A infraestrutura básica já está sendo projetada, com estudo topográfico e planejamento de redes essenciais.
“É um momento muito emocionante. Essa aquisição representa o início de um novo capítulo para muitas famílias que sonham com a casa própria. É um símbolo do que podemos alcançar quando há planejamento, coragem e trabalho sério. Nos 200 dias de governo, entregamos mais do que promessas: entregamos futuro”, afirmou Jaqueline.
A Prefeitura também já está em tratativas com os programas Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal, e A Casa é Sua – Calamidade, do Governo Estadual, para a construção de unidades habitacionais no local.
Entre as ações e obras anunciadas pela prefeita para os próximos meses e para 2025 estão:
- PIAA 2025 – Trevo da Avenida Júlio Rosa (ERS-223): projeto protocolado junto à Secretaria de Transportes do Estado, com captação de R$ 2 milhões;
- Projeto de iluminação e paisagismo dos cinco trevos de acesso ao município;
- Revitalização das praças Maria Goretti e do Bairro Planalto;
- Construção do Pavilhão da Várzea;
- Novas paradas de ônibus;
- Programa de manutenção das estradas do interior;
- Projeto Fotovoltaico em parceria com a RGE: instalação de sistema de energia solar no Posto de Saúde e substituição de até 7.500 pontos de iluminação nos prédios públicos;
- Ampliação do Centro Social Floresta e construção do Centro de Atenção à Mulher (em fase de licitação);
- Projeto de construção da nova UBS Chácara;
- Ampliação do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial);
- Construção de espaço qualificado para o Castramóvel, que já realizou 300 castrações em 2025.
- Aquisição de novos maquinários para o parque de máquinas;
Durante entrevista à jornalista Raquel Balin Corrêa, da Rádio CBS e da Revista Viral, a prefeita reforçou que a responsabilidade fiscal tem sido um pilar do governo. Mesmo com caixa zerado ao assumir a gestão, destacou que foi possível equilibrar o orçamento, reavaliar contratos e priorizar áreas essenciais como saúde e habitação.
“Assumimos com grandes desafios, em um cenário econômico difícil, especialmente para o setor agrícola. Mas com muito planejamento e transparência, conseguimos entregar resultados concretos. Não cortamos investimentos na saúde, estamos reestruturando o parque de máquinas, entregando ônibus e equipamentos, e o loteamento é a prova de que é possível avançar com seriedade”, destacou Jaqueline.
“Nosso governo é de diálogo, é de responsabilidade. Gostaríamos de atender a todas as demandas, mas o orçamento é finito. Por isso, seguimos com equilíbrio e compromisso com a comunidade”. Finaliza ela.























