Ibirubá | Inspiração
Enio Eichstädt, a presença querida da região
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Uma vida construída com amizade e dedicação

Por Revista Viral

Com seu jeito gentil, memória invejável e uma simpatia que conquista todos por onde passa, Enio Eichstädt, 61 anos, é muito mais do que o entregador da Revista Viral ou do Jornal O Alto Jacuí: ele é parte viva da história de Ibirubá e querido em toda a região. Onde quer que vá, Enio é reconhecido com carinho — todos o conhecem, o cumprimentam e o querem muito bem. “Eu tenho muitos amigo, Raquel”, costuma dizer com orgulho à diretora da revista, reforçando o que talvez seja seu maior tesouro: um coração generoso e cheio de amor pelas pessoas.

Nascido em 2 de abril de 1964, no Hospital da Comunidade Annes Dias, em Ibirubá, Enio é filho de Leandra e Ervino e irmão de Denise — todos já falecidos. Estudou na Escola Edson Quintana até a quarta série e, depois, frequentou a APAE de Ibirubá por 35 anos, onde aprendeu e conviveu com amigos que marcaram sua trajetória.

Após o falecimento dos pais, Enio passou a ser cuidado pela advogada e madrinha Normélia Miller, a quem ele se refere com carinho e gratidão. “Ela cuidava de mim e me ensinava muitas coisas”, recorda. Com o falecimento de Normélia, passou a morar com o casal João Cardoso e Hiracema Mendes dos Santos, em sua própria casa — herança dos pais. “Gosto de morar com Hiracema e João. Eles são atenciosos e cuidam de mim”, conta, sempre com o sorriso que é sua marca registrada.

A trajetória profissional de Enio é um exemplo de inclusão e dedicação. Seu primeiro emprego foi no jornal Auto Jacuí, por meio de um projeto de inclusão no mercado de trabalho, aos 30 anos. Depois, passou a trabalhar no jornal Visão Regional, entregando exemplares em escolas e empresas todas as segundas-feiras. Durante 15 anos, Enio também fez parte da equipe do supermercado Casa do Chimarrão, empacotando e entregando mercadorias. “Gostava muito de trabalhar lá, conhecia todos os clientes pelo nome e fiz muitos amigos. Gosto de conversar com as pessoas”, relembra. Também trabalhou no Mamma Mia e no restaurante Manias, sempre com o mesmo entusiasmo e atenção a todos.

Hoje, Enio segue ativo e feliz com o que faz. Entrega o jornal Auto Jacuí às sextas-feiras e a Revista Viral em várias cidades da região. “É muito bom entregar a revista Viral. Percorro várias cidades, encontro amigos e pessoas conhecidas, de quem gosto muito. Minha cidade preferida para entregar é Colorado, por causas das luzes”, afirma ele.

Entre seus sonhos, Enio destaca o desejo de conhecer as usinas da Coprel e a Usina do Salto do Jacuí. Recentemente, esse sonho começou a se tornar realidade: a Rádio Ibirubá, por meio do Onei, proporcionou uma visita especial à Coprel, onde ele foi recebido por Raquel Lazaroto e pela equipe de comunicação. “Foi um dia muito feliz”, conta emocionado.

Nos momentos de lazer, Enio gosta de caminhar pela cidade, conversar com as pessoas, fazer compras e passear. Mas há um detalhe curioso sobre ele: seu fascínio por luzes. Quem o conhece sabe que ele nunca sai de casa sem uma lanterna no bolso — que mostra com orgulho sempre que pode. E talvez esse hábito revele mais do que parece: Enio é uma luz por onde passa, iluminando com alegria, carinho e humanidade cada pessoa que cruza o seu caminho.

Enio Eichstädt, com sua alegria e dedicação, nos ensina que cada entrega é também um gesto de afeto — e que o brilho que ele carrega vai muito além da lanterna que traz no bolso: é a luz do seu coração.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.