Na busca por entender melhor o fascinante mundo da neurociência aplicada aos negócios e do marketing persuasivo, tive o privilégio de entrevistar um profissional notável que está fazendo a diferença nesse campo. Mauricio Refatti, natural de Ibirubá, é uma verdadeira autoridade em sua área, com um mestrado em Neuroscience for Business e uma carreira dedicada a ajudar profissionais a descobrirem seus superpoderes no mundo dos negócios. Ele não apenas compartilha seu conhecimento como professor de Neuropersuasão e Marketing, mas também inspira aqueles que buscam maximizar seu potencial
Nesta entrevista, vamos explorar a jornada de Mauricio, desde o início de sua carreira até sua trajetória acadêmica e como ele está moldando o futuro do marketing e da persuasão. Originário de Ibirubá, reside atualmente em Porto Alegre, capital do estado. Filho de Moacir Refatti e Neiva Nivena Refatti, Mauricio Refatti, aos 47 anos, é uma fonte de inspiração e conhecimento. Conheça mais sobre a mente brilhante por trás das estratégias de Neuropersuasão e Marketing.
1. Mauricio, gostaria de começar pelo início de sua carreira. Como você se envolveu pela primeira vez no mundo do marketing e depois no mundo da neurociência?
Eu comecei no marketing muito cedo. Entrei no curso Publicidade e Propaganda na UFSM em 1994 e ainda no naquele ano consegui um estágio como redator publicitário em uma agência. Nunca mais saí da área. Algum tempo depois mudei para Porto Alegre, onde resido até hoje, com 29 anos trabalhando na área. Nesta trajetória, trabalhei para diversas marcas de atuação nacional e internacional, realizando inclusive campanhas para a Unesco no Brasil.
A neurociência só entrou em minha vida em 2015, quando fiz uma mentoria de um ano com um neuroeconomista, o que despertou em mim o interesse pela área.
2. O campo da neurociência aplicada aos negócios é fascinante, e seu mestrado em Neuroscience for Business é impressionante. Pode nos contar mais sobre essa jornada acadêmica e como ela influenciou sua visão sobre marketing e persuasão?
Em 2017, ingressei no primeiro MBA de Neurobusiness do Brasil, quando praticamente não se falava no assunto. De lá pra cá, nunca mais parei. Fui convidado para ser professor em diversas pós-graduações e sigo trabalhando com palestras, cursos e mentorias. No ano passado, a escola onde me formei, Infinity Neurobusiness School, lançou um mestrado americano nesta área. Me inscrevi e fui selecionada para a primeira turma também. É uma área nova, mas em crescimento.
3. Como professor de Neuropersuasão e Marketing, você compartilha seu conhecimento com outros profissionais. Quais são os princípios-chave da neuropersuasão que você acredita que todos os profissionais de marketing deveriam conhecer?
A neuropersuasão é uma área muito nova e estuda a ciência por trás da influência humana. Resumidamente, os princípios dessa abordagem são a influência social, onde entram os aspectos do carisma e do poder; o convencimento, que tem como foco a linguagem verbal e não-verbal; e a modulação emocional, que trata basicamente dos diálogos empáticos e da análise de contexto.
4. Sabemos que você está empenhado em ajudar as pessoas a descobrirem seus “superpoderes”. Poderia nos dar um exemplo de como sua abordagem impactou positivamente a vida de um profissional ou empresário?
Sim, são muitos casos. As pessoas, de maneira geral, desconhecem o poder que possuem. Quando abrem essa caixa preta, os resultados acontecem rapidamente.
Tive uma mentorada que era terapeuta e estava preocupada por não conseguir escalar o negócio dela. O preço de suas consultas era baixo, sua capacidade de atendimento limitada e se sentia muito mal com a sua profissão. Em poucos encontros, criamos estratégias para ela convencer seus clientes a pagarem mais pelas consultas e contratarem pacotes maiores, criamos um plano para estimular a divulgação “boca a boca” e também criamos um estratégia de venda das sessões para desenvolvimento profissional. O resultado: em poucos meses triplicou os ganhos, mudou-se para uma cidade maior, e hoje, menos de dois anos depois, é professora de pós-graduações com uma agenda cheia de treinamentos e palestras, já é uma referência no tratamento de ansiedade e burnout nas empresas.
5. À medida que a tecnologia e a psicologia continuam a se fundir no mundo dos negócios, como você vê o futuro do marketing e da persuasão? Quais tendências nos surpreenderão nos próximos anos?
A inteligência artificial é a nova revolução industrial, só que com transformações muito mais rápidas. Já convivemos com ela há anos, mas agora podemos ser os programadores. Estima-se que já em 2025, quase 50% das competências profissionais que temos hoje serão desnecessárias. Embora isso pareça um exagero, asseguro que não é.
O marketing já vive essa realidade há mais tempo, porque a mídia se concentrou no digital, que usa aprendizado de máquina para produzir algoritmos mais eficientes. Porém, agora, em todos os segmentos (indústria, comércio e serviços), várias tarefas serão substituídas por programas.
Segundo estudos, sete das dez habilidades mais requisitadas pelas empresas hoje já dizem respeito às competências sociais (social skills), apenas três são especialidades meramente técnicas.
As oportunidades profissionais, neste momento, estão escondidas por trás das competências humanas mais básicas, por incrível que pareça, e saber persuadir é uma das principais para líderes e negociadores, Mas em todas as áreas será indispensável saber mais sobre comportamento. Mesmo os engenheiros de “prompt”, que criam os comandos para a inteligência artificial, precisarão conhecer mais a fundo o comportamento humano se quiserem criar bons produtos.
6. Qual conselho você daria a jovens profissionais que desejam seguir uma carreira na neurociência aplicada aos negócios e no marketing persuasivo?
Para quem quer conhecer a fundo, indico buscar conhecimento estruturado. O que é isso? Existe muito conhecimento disperso nas redes sociais e muita gente se posicionando como neurocientista, ou especialista na área, sem sequer possuir qualquer tipo de formação. É preciso filtrar. São poucas instituições sérias que oferecem boas formações na área, e não são baratas.
Já para os que desejam aprender técnicas validadas pela ciência para melhorar sua performance ou da sua empresa, eu me coloco à disposição para falar sobre isso. As pessoas podem me contatar pelas minhas redes sociais. No Instagram: @mauriciorefatti. No LinkedIn: linkedin.com/in/refatti
7. Por fim, o que você vê no horizonte para seus próprios projetos e pesquisas? Existem novos desafios ou iniciativas emocionantes que você gostaria de compartilhar conosco?
Sim, em janeiro de 2024 fui um dos “speakers” do TEDx Rio Do Sul. O TED é uma série de conferências realizadas em todo o mundo pela fundação Sapling, dos Estados Unidos, que tem como objetivo aproximar a ciência das pessoas leigas e disseminar “ideias que merecem ser disseminadas”. Fui selecionado para este evento para falar sobre persuasão.
Será um ano muito especial, pois concluirei meu mestrado e também vou publicar um livro com uma abordagem inédita sobre o tema.