Inspiração
Dandara Conrad: Uma Artista em Ascensão
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Por Viral

Dandara Conrad, 22 anos, filha do casal ibirubense Debora e Lecian, é uma jovem artista natural de Ibirubá, Rio Grande do Sul, que está conquistando seu espaço no mundo das artes. Graduanda em Artes Visuais pela UFRGS, Dandara se destaca por seu estilo único e pela paixão que coloca em cada obra.

Em entrevista à Viral, Dandara fala sobre sua trajetória artística, suas inspirações e seus planos para o futuro.

Viral: Dandara, você vai se formando em Artes pela UFRGS. Como surgiu seu interesse pela arte?
Dandara: Agora em 2024 entrei no quinto semestre, meu terceiro ano de faculdade. Faço Licenciatura em Artes Visuais e a duração é de 9 semestres. A previsão de formatura é em 2026. O interesse pela arte sempre esteve presente em minha vida. Desde criança, me envolvia com diferentes linguagens artísticas, como desenho, pintura e escultura. No ensino médio, tive o incentivo da minha professora de artes, Maiara Trein, e da minha família, o que me motivou a seguir carreira na área.

Viral: Quais artistas ou movimentos te inspiram em seu trabalho?

Dandara: No momento, tenho me interessado pelo movimento fauvista, com suas cores vibrantes e cenas cotidianas. Admiro artistas como André Derain e Ana Elisa Egreja, que me inspiram pela técnica e pela visão positiva da vida. Na UFRGS, a artista e professora Marilice Corona também me influenciou muito com suas obras sobre o processo de criação.

Viral: Como você descreve seu estilo e linguagem artística?

Dandara: Meu foco principal é a pintura, mas estou sempre aberta a explorar outras linguagens. Acredito que meu estilo ainda está em desenvolvimento, mas me identifico com a arte figurativa e com o uso de cores vibrantes.

Viral: O que te motiva a criar? Como você encontra inspiração para suas obras?

Dandara: Minha maior motivação são os momentos e cenas do cotidiano. Recentemente, descobri um grande interesse por esse tema, e é o que me inspira atualmente.

Viral: Quais são seus materiais favoritos para trabalhar?

Dandara: Tinta acrílica sobre tela são meus materiais favoritos e também mais utilizados.

Viral: Quais temas você geralmente explora em suas obras?

Dandara: Nas minhas pinturas, exploro temas do cotidiano, como paisagens, objetos e pessoas. Também faço brincos de cerâmica fria com temas de frutas e comidas, e ecobags pintadas à mão.

Viral: Existe alguma mensagem que você busca transmitir através de sua arte?

Dandara: Através da minha arte, pretendo transmitir alegria e leveza. Quero que as pessoas se identifiquem com minhas obras e encontrem nelas um motivo para sorrir.

Viral: Como você avalia o mercado de arte no Brasil para jovens artistas?

Dandara: O mercado de arte no Brasil ainda é desafiador para jovens artistas. A arte europeia é mais valorizada, e muitos talentos ainda não têm o reconhecimento que merecem. No entanto, acredito que estamos em um momento de mudança, com novas plataformas e iniciativas que estão democratizando o acesso à arte.

Viral: Que dicas você daria para jovens artistas que estão começando suas carreiras?

Dandara: Com certeza minha maior dica é não ter medo ou vergonha de mostrar sua arte, da forma que for, pelas redes sociais ou indo em feiras, por exemplo, porque sempre vai ter alguém que se identifica, e sua arte vai importar e fazer a diferença para aquela pessoa. Outro ponto também é tentar não se comparar a outros artistas, afinal a arte é única para cada um. E, por fim, o estudo é muito importante. Artistas precisam estudar para aprender outras técnicas e outros pontos de vista. A parte teórica também faz parte (inclusive ocupa grande parte) da vida do artista. Ter referências e conhecer história da arte contribui e auxilia muito para a criação artística.

Ainda no início de sua jornada, Dandara Conrad já demonstra uma compreensão madura do que significa ser artista no Brasil, equilibrando entre a paixão pela criação e os desafios de um mercado em evolução. Seu trabalho é um convite para apreciar a arte em suas formas mais simples e cotidianas, um lembrete de que a beleza reside nos detalhes que muitas vezes passam despercebidos. Dandara é um talento em ascensão no mundo das artes. Sua paixão pela arte, seu estilo único e sua visão positiva da vida são ingredientes para uma carreira promissora.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Dandara, siga-a nas redes sociais:

Instagram: @artes.dandara

Facebook: https://www.facebook.com/mark.conrad.9/

Gostou? Veja mais!