O Corpo de Bombeiros de Ibirubá está participando do Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (Piseg) e faz um apelo aos empresários da região para destinarem parte do seu ICMS para a compra de uma nova ambulância UTI, avaliada em R$ 470.000. A atual ambulância, com mais de 22 anos de uso, já não atende adequadamente às necessidades de Ibirubá e municípios vizinhos, atendidos pelo Corpo de Bombeiros local. Em entrevista à jornalista Raquel Balin Corrêa, o sargento Ricardo Gastring reforçou a urgência da aquisição e explicou que a unidade tem até 2026 para arrecadar esse valor por meio das destinações de impostos; caso contrário, o recurso será destinado ao Estado.
Os empresários que desejam contribuir podem fazer o processo de adesão ao Piseg de forma 100% online, acessando o site oficial (www.piseg.rs.gov.br). O programa permite que as empresas destinem até 5% do ICMS devido ao Estado para a compra de itens essenciais à segurança pública, como veículos e equipamentos. Ao entrar no portal do Piseg, os empresários devem usar o login do e-CAC (Centro de Atendimento Virtual ao Contribuinte) da Secretaria da Fazenda. É possível optar por destinar o imposto diretamente ao Fundo Pró-Segurança Pública ou vincular o recurso a uma iniciativa específica, como a aquisição da nova ambulância para os Bombeiros de Ibirubá. Para concluir a adesão, os empresários devem comprovar o repasse de 10% do valor do imposto para ações de prevenção, preferencialmente voltadas à educação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Essa é uma oportunidade de fortalecer a segurança e o atendimento de emergência local, e o Corpo de Bombeiros de Ibirubá convida a comunidade empresarial a refletir sobre o impacto de contribuir para essa aquisição fundamental para a região.
Por Raquel Balin Corrêa
Revista Viral/Rádio CBS FM