Noticias
Calor extremo está previsto para o começo de agosto em várias regiões do Brasil
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

A MetSul Meteorologia alerta que o início de agosto trará uma onda de calor intenso a extremo em estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas devem ultrapassar os 30ºC no Sul e atingir os 40ºC no Centro-Oeste, conforme as projeções meteorológicas. A massa de ar seco e quente, que já está cobrindo parte do território brasileiro, contribui para essas altas temperaturas, com registros de até 38,5ºC em Carolina, Maranhão, e 37,8ºC em Itaituba, Pará.

No Centro-Oeste, o calor extremo é mais intenso, especialmente no Mato Grosso, onde a temperatura chegou a 37,7ºC em Cotriguaçu, e em Goiás, com 37,8ºC em São Miguel do Araguaia. Enquanto isso, grande parte do Sul e do Sudeste ainda está sob a influência de uma massa de ar frio, que se afasta e dará lugar ao ar quente, elevando as temperaturas nos próximos dias. No Rio Grande do Sul, o calor será mais acentuado, contrastando com a média histórica de temperaturas mais baixas para a época do ano.

COMEÇO DE MÊS MUITO QUENTE NO RIO GRANDE DO SUL Uma corrente de jato em baixos níveis vai atuar na segunda metade da semana, entre esta quinta e o sábado, no Paraguai, Nordeste e Centro da Argentina, Uruguai e o Rio Grande do Sul, com ingresso significativo de ar quente com vento do quadrante Norte. O jato de baixos níveis é uma espécie de corredor de vento a cerca de 1500 metros de altitude que se origina na Bolívia e no Centro-Oeste do Brasil, que avança para Sul pelo interior do continente e recurva para Leste na altura do Centro argentino e o Rio Grande do Sul.

Fonte:  MetSul

Gostou? Veja mais!