Candidata aprovada no concurso de 2024 teve nomeação questionada, mas assumi cargo nesta quarta (21) em Florianópolis; polêmica gerou debate nacional
À época, a situação gerou um intenso debate jurídico e social sobre os limites entre a vida privada e os critérios institucionais para o exercício da função pública
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) autorizou a posse de uma candidata aprovada no concurso público da instituição que havia tido sua nomeação questionada devido à antiga produção de conteúdo para uma plataforma adulta. A cerimônia oficial, que encerra o impasse iniciado em 2024, ocorre nesta quarta-feira (21), em Florianópolis.
O caso ganhou repercussão nacional quando veio a público que a futura promotora, aprovada no 44º Concurso de Ingresso na Carreira, mantinha um perfil em uma plataforma de conteúdo adulto. À época, a situação gerou um intenso debate jurídico e social sobre os limites entre a vida privada e os critérios institucionais para o exercício da função pública.
Após a polêmica, entidades de classe e juristas manifestaram apoio à candidata, argumentando que os fatos eram anteriores ao concurso e não atrapalhavam sua conduta profissional. Diante da pressão e após reavaliações administrativas internas, o MPSC decidiu favoravelmente à nomeação, permitindo que ela inicie sua carreira no órgão.
A solenidade de posse dos onze novos promotores de justiça substitutos será realizada às 17h30, no Auditório Promotor de Justiça Luiz Carlos Schmidt de Carvalho, localizado no edifício-sede da Procuradoria-Geral de Justiça, na capital catarinense. O evento será transmitido ao vivo pelo canal oficial da instituição no YouTube.
Os novos integrantes foram selecionados em um certame realizado em 2024, que contou com mais de 4.000 inscritos para 36 vagas aprovadas ao todo. Já na quinta-feira (22), os empossados iniciarão o Curso de Ingresso na Carreira, com duração de cinco semanas, antes de assumirem suas funções nas comarcas em 2 de março.
Fonte: Canal O TEMPO Brasil
* Com direito de reservar o direito de imagem e ao esquecimento, o nome da promotora não será exposto.