Noticias

Chuva chega antes do frio no inverno gaúcho; estação começou neste domingo e deve ter temperaturas abaixo da média

Editora da Revista Viral
Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio.
Assessora de comunicação da Coopeagri
Produtora de Conteúdo Digital

O inverno de 2026 começou oficialmente às 5h25 da manhã deste domingo, dia 21 de junho, com a ocorrência do solstício de inverno no Hemisfério Sul. A estação seguirá até o dia 22 de setembro, às 21h05, quando terá início a primavera. Apesar de ser conhecida como a época mais fria do ano, a chegada do inverno foi marcada por temperaturas elevadas em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

No Alto Jacuí, o primeiro dia da nova estação surpreendeu pelo calor. Durante a tarde deste domingo, os termômetros ficaram próximos dos 25°C em municípios da região, cenário bastante diferente do que normalmente se espera para o início do inverno. O tempo firme e a presença do sol contribuíram para a sensação de temperatura agradável, contrastando com a imagem tradicional de frio intenso associada à estação.

No entanto, a mudança no tempo já começa a ser observada. A previsão indica o avanço de áreas de instabilidade sobre o Estado nos próximos dias, trazendo chuva para várias regiões gaúchas. Somente após a passagem desses sistemas é que uma nova massa de ar polar deverá avançar sobre o Rio Grande do Sul, provocando queda acentuada das temperaturas e favorecendo a ocorrência de geadas, especialmente nas áreas de maior altitude e no interior.

As projeções climáticas para o inverno de 2026 apontam para uma estação com frio mais frequente e possibilidade de temperaturas abaixo da média em diversos períodos. Meteorologistas também alertam para a ocorrência de episódios de chuva significativa ao longo dos próximos meses. Tradicionalmente, julho e agosto concentram os dias mais frios do ano no Estado, período em que os gaúchos costumam enfrentar as ondas de frio mais intensas da estação.

Previsão para a primeira semana de inverno na região de Ibirubá

A primeira semana do inverno deverá ser marcada por mudanças significativas no tempo na região de Ibirubá. Após o domingo de temperaturas amenas e máximas próximas dos 25°C, a previsão indica aumento da nebulosidade e ocorrência de chuva entre segunda e terça-feira, com volumes que podem variar ao longo da semana. Na sequência, uma massa de ar polar avança sobre o Rio Grande do Sul, provocando queda nas temperaturas.

As mínimas devem ficar próximas dos 5°C a 8°C entre quinta-feira e o próximo fim de semana, enquanto as máximas não devem ultrapassar os 15°C em alguns dias. Há possibilidade de geada em áreas rurais da região caso o tempo firme se confirme após a passagem da chuva. O cenário reforça uma característica típica do inverno gaúcho: primeiro a chegada da instabilidade e, logo depois, a entrada do frio mais intenso.

Gostou? Veja mais!