Inspiração | Região
Escoteiros de Ibirubá e Espumoso participam do XI Desafio Sênior e Pioneiro em Santo Cristo
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Nos dias 27 e 28 de setembro de 2025, jovens do Grupo Escoteiro Pitangueira do Mato, de Ibirubá, e do Grupo Escoteiro Sentinela do Jacuí, de Espumoso, representaram suas cidades no XI Desafio Sênior e Pioneiro Haway, realizado no Hotel Fazenda Três Cascatas, em Santo Cristo/RS.

Ao todo, 13 jovens escoteiros das tropas Sênior e Guia participaram do evento, acompanhados por cinco chefes dos grupos. Estiveram presentes pelo GE Pitangueira do Mato: Pietro Maurer Piva, Isabela Kirinus Artmann, Vitor Arthur Seibel, Nicole Ochulacki Zimmermann e Lucas Boelhouwer Schwanke. Já pelo GE Sentinela do Jacuí: Leticia Debiasi Broch, Nícolas Campos Winck, Guilherme Nicolini Zuchelli, Bernardo Bottega Welzel, Isabely da Silva Pereira, Isabela Saggin Visoto, Luís Henrique S. Moraes e Jean Carlos Barbosa. A equipe de chefes foi formada por Angélica Maurer, Cristiano Kulman, Viviana Debiasi, Mario Broch e Loriedson Schedler Sartori.

O encontro reuniu diversos grupos escoteiros do 15º Distrito, além de convidados de outros distritos, totalizando uma grande integração da família escoteira. Participaram, além do anfitrião GE Haway de Santo Cristo, os grupos Arajás (Santa Rosa), Caetés (São Luiz Gonzaga), Flor de Maio (Três de Maio), Kamayurá (Horizontina), Liberdade (Condor), Medianeira (Santo Ângelo), Nenguiru (Cerro Largo), Velho Lobo (Ijuí), Ijuí (Ijuí), Jandaia (Planalto), Sentinela do Jacuí (Espumoso) e Pitangueira do Mato (Ibirubá).

A programação começou no sábado com a cerimônia de abertura, seguida por um percurso de aproximadamente 4,5 km, no qual as patrulhas, munidas de mapas, enfrentaram bases de jogos e desafios que exigiram raciocínio, cooperação, liderança e espírito de equipe. À noite, mesmo com a chuva, os jovens aproveitaram momentos de integração com músicas, jogos e troca de experiências. Um dos pontos altos foi a Vigília Pioneira, organizada pelo Chefe Junior do GE Caetés, que trouxe como tema “Superação”, proporcionando reflexões sobre perseverança e os desafios da vida.

No domingo, a atividade de canoagem no lago marcou a manhã, unindo aventura e contato com a natureza. O evento foi encerrado à tarde com a cerimônia de premiação e celebração dos esforços coletivos.

Para os grupos de Ibirubá e Espumoso, a participação representou muito mais que competição: foi uma oportunidade de aprendizado, amizade e fortalecimento do espírito escoteiro. “O verdadeiro prêmio foi a experiência vivida por cada jovem, que retorna com novas habilidades, amizades e memórias de um fim de semana inesquecível”, destacou a chefia.

Mais uma vez, ficou evidente que o escotismo vai além das técnicas e atividades: é feito de união, superação e aventuras que marcam para sempre a vida dos participantes.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.