Noticias | Policial
Abandono de animais pode suspender CNH por até 18 meses
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Um projeto de lei que avança na Câmara dos Deputados pretende endurecer as penalidades para quem abandonar animais utilizando um veículo. A proposta prevê a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até 12 meses, podendo chegar a 18 meses em casos de abandono de cães e gatos.

Apresentado pelos deputados Delegado Matheus Laiola (PR), Marcelo Queiroz (RJ), Delegado Bruno Lima (SP), Silvye Alves (GO) e Célio Studart (CE), o projeto foi unificado pelo relator, deputado Ricardo Ayres (TO), que reuniu outras três propostas semelhantes em um texto único e mais abrangente.

A justificativa é clara: o uso de veículos facilita o abandono em locais distantes e de difícil monitoramento, tornando mais difícil a identificação dos responsáveis. A suspensão da CNH é, portanto, uma forma de punir de forma mais eficaz esse tipo de crime, que infelizmente ainda é comum no Brasil.

O texto já passou por duas comissões da Câmara e agora segue para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Se aprovado, poderá ser votado em plenário antes de seguir para sanção presidencial.

Vale lembrar que abandonar animais já é crime, com pena de 2 a 5 anos de prisão, além de multa. O projeto de lei reforça as consequências para quem utiliza o carro como ferramenta para esse tipo de crueldade, tentando inibir a prática com medidas mais rigorosas.

Gostou? Veja mais!

Política de privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e realizam funções como reconhecer você quando retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você acha mais interessantes e úteis.