Junho se despede, cobrindo de branco nossa paisagem. O Rio Grande do Sul enfrenta um domingo (30) de frio intenso e geada, apesar do tempo ensolarado. Um centro de alta pressão associado a uma massa de ar polar cobre o estado, proporcionando um dia de tempo aberto.
O amanhecer é marcado por temperaturas próximas de -3ºC em várias cidades, especialmente nas regiões de altitude, onde o frio é extremo. Isso resultou em geada em quase todo o estado. Mesmo com a presença do sol, a tarde continuará gelada com temperaturas máximas de 13ºC. À medida que a noite se aproxima, a temperatura voltará a cair drasticamente, trazendo novamente um frio intenso e a formação de geada.
Em toda a nossa região, internautas registram belas imagens da geada. Em Ibirubá, Carlos Krüger postou por volta das 8h fotos tiradas no caminhódromo, no tradicional ponto de registro de belas fotos, o “Campo do Gabe” com seu drone. Outros registros foram feitos em Sede Aurora, por Raquel Balin Corrêa e por Márcio ÜCker em Alfredo Brenner.
Segundo Marcio Ücker, Consultor Agro da SEMEAR Gestão Estratégica no Agronegócio, a geada, quando ocorre na época certa, traz muitos benefícios à agropecuária. Termômetros chegaram a registrar temperatura de -3°C nesta manhã, na Estação Climática Hiperlocal da FieldPro, localizada no interior do nosso município, no Distrito de Alfredo Brenner, localidade de Linha Uma, como registro abaixo.
Os modelos de previsão do tempo indicam que teremos este início de semana gelado no Estado, com temperaturas mínimas de 2ºC e máxima de 19ºC.
Texto: Raquel Balin Corrêa
Fonte: Marcio Ücker, Consultor Agro da SEMEAR Gestão Estratégica no Agronegócio