Ibirubá | Noticias
Câmara Municipal Realiza Homenagem ao Lar do Idoso Aconchego pelos 20 Anos de Fundação
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Na segunda-feira, dia 13 de maio, a Câmara Municipal realizou uma sessão ordinária especial em homenagem ao Lar do Idoso Aconchego, reconhecendo seus 20 anos de fundação. A iniciativa, proposta pelas vereadoras Maria Ilane Henk Lamb, do MDB, e Jaqueline Brignoni Winsch, do PL, foi aprovada por unanimidade, refletindo o respeito e valorização da comunidade pelos serviços prestados pela instituição.

O Lar do Idoso Aconchego, situado na Linha Pulador Norte, começou como uma pequena casa lar e, ao longo dos anos, expandiu-se significativamente. Hoje, com capacidade para 59 internos, o lar é uma referência regional no acolhimento de alta complexidade para idosos. A instituição conta com uma equipe multidisciplinar, incluindo médico, nutricionista, fisioterapeuta e psicopedagogo, além de 22 dedicados colaboradores.

Fundado em 2004, o Lar do Idoso Aconchego foi uma realização conjunta de membros da comunidade, com apoio significativo de doadores e voluntários, como destacou a vereadora Maria Ilani durante a homenagem. “Cuidar de nossos idosos é mais do que um ato de assistência; é preservar nossa história e expressar nossa gratidão pelo legado que essas gerações nos deixaram”, enfatizou ela.

Esta homenagem não apenas reconhece a contribuição do Lar do Idoso Aconchego para a comunidade, mas também reafirma o compromisso da Câmara Municipal com o bem-estar dos idosos da região. A sessão foi um momento emotivo para todos presentes, refletindo a importância do respeito e do cuidado para com a população idosa.

HISTÓRICO LAR DO IDOSO ACONCHEGO

A entidade Lar do Idoso teve início na travessa Piauí n.º 65, localizada no Bairro Odila. Tudo deu início com a Dona Nelci Kanitz, que era secretária da Assistência Social, a auxiliar de enfermagem Srª. Olga Frá e o enfermeiro Sr. Darci Togni, e em agosto de 1999 criaram a casa lar, passando a ocupar a casa que era de propriedade da Srª. Olga Frá, sendo mantida com recursos da prefeitura e a aposentadoria dos internos.

Em 2000 a Srª. Normélia Müller assume a secretária de Assistência Social no lugar da Srª, Nelci Kanitz e a casa Lar que começou com 2 internos, com o tempo passou a ter 7 internos. Como havia a necessidade de mais vagas surgiu a ideia de constituir uma entidade sem fins lucrativos para atender questões legais e ainda poder obter recursos para construir a sede do Lar.

Em 04/03/2004 foi constituído o Lar do Idoso Aconchego com ajuda de muitos voluntários e fundadores, assim o sonho se torna realidade. Normélia Müller assume como Presidente da Instituição e a Dona Olga Coordenadora. A primeira diretoria formada pelos seguintes membros: Diretoria: Presidente: Normélia Maria Müller; Vice-presidente: Cláudia Löser; Secretária: Neiva Lorenzoni Ferraz Busch; Segunda Secretária: Lorena Couto Metz; Tesoureira: Marilda Pelissari Baloch; Segunda Tesoureira: Marisa Dickel de Oliveira; Conselho Deliberativo: Titulares: Marli Biskhhann; Nazaré Zanchi Ferraz;Mírian Peukert Rebelatto; Suplentes: Alessandra Busch; Dileta Rizzi; Catharina Conceição Barcellos Mello; Com apoio de membros da diretoria, Lions Clube, Rotary, do SR. Nelson Lauxen e muitos outros iniciou-se campanhas para arrecadar recursos.

Com a doação de 1 hectare de terra na Linha Pulador Norte pelo Sr. Alcides Conrad e sua esposa Francisca, bem como doação da Sr. Nerissa Braun para aquisição de mais 1 hectare foi feito o projeto da sede pela arquiteta Raquel Rossato. Após várias reuniões foi constituída uma comissão para arrecadar fundos, sendo a mesma presidida pelo Sr. Nelson Lauxen e demais voluntários. As obras tiveram início em 16 de julho de 2007 e em 18 de junho de 2008 houve a inauguração da Sede do Lar do Idoso Aconchego na Linha Pulador Norte e os 7 internos se mudaram, sendo que tinha capacidade para 24 internos. No dia da mudança já foi abrigado mais 3 internos assim totalizando 10 idosos e hoje abriga 59 internos que é sua capacidade máxima.

O Lar do Idoso Aconchego só existe porque sempre houve pessoas, empresas e entidades que colaboraram com recursos, serviços e doações desde o início até os dias de hoje, sem os quais não seria possível manter e melhorar as estruturas e prestar os serviços que as pessoas idosas precisam tanto. Com uma linda estrutura hoje o Lar do Idoso Aconchego é uma referência regional, contando com 22 colaboradores, Médico, Nutricionista, Fisioterapeuta, Psicopedagoga. Apresentamos uma área física de 750 metros quadrados construída. Em nome da diretoria, colaborares, internos e familiares agradecemos a todos que ajudaram e ajudam a entidade se manter. Cuidar de nossos idosos é preservar a história, agradecer pelo que construiu, pelo legado que deixou. Respeitar os idosos é honrar o passado e construir um futuro melhor.

Por Raquel Balin Corrêa – Revista Viral e Rádio CBS FM/Fotos: Joel Silva

Gostou? Veja mais!