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Google Proíbe Impulsionamento de Conteúdo Político nas Eleições de 2024 no Brasil Seguindo Novas Regras do TSE
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

O Google anunciou que não permitirá o impulsionamento de conteúdo político no Brasil durante as eleições municipais de 2024, uma decisão impactante que segue a atualização das regras para propaganda eleitoral implementadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em fevereiro deste ano. A medida foi uma resposta direta às complexidades introduzidas pela resolução 23.732, aprovada em 27 de fevereiro de 2024, que ampliou significativamente a definição de conteúdo político-eleitoral e as exigências de monitoramento e transparência.

De acordo com o artigo 27-A da resolução, as plataformas que oferecem serviços de impulsionamento de conteúdo político agora devem: I – manter um repositório dos anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores investidos, dos responsáveis pelo pagamento, e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência (perfilamento) da publicidade contratada; II – oferecer uma ferramenta de consulta, acessível e de fácil manejo, que permita a busca avançada nos dados do repositório utilizando critérios como palavras-chave e nome dos anunciantes.

Nota do GOOGLE
“As eleições são importantes para o Google e, ao longo dos últimos anos, temos trabalhado incansavelmente para lançar novos produtos e serviços para apoiar candidatos e eleitores. Para as eleições brasileiras deste ano, vamos atualizar nossa política de conteúdo político do Google Ads para não mais permitir a veiculação de anúncios políticos no país. Essa atualização acontecerá em maio tendo em vista a entrada em vigor das resoluções eleitorais para 2024. Temos o compromisso global de apoiar a integridade das eleições e continuaremos a dialogar com autoridades em relação a este assunto” ….

A decisão reflete preocupações com a capacidade técnica de adaptar-se a essas novas exigências, particularmente em uma eleição que ocorrerá simultaneamente em mais de 5 mil municípios, tornando inviável a moderação eficaz de um volume tão grande de anúncios.

Raquel Balin Corrêa – Revista Viral e Rádio CBS FM

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