Noticias | Rio Grande do Sul | Segurança
Evento marcou encerramento do Curso de Formação Profissional da 58ª Turma de Escrivães e da 57ª Turma de Inspetores
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

SEGURANÇA PÚBLICA

O governo do Estado celebrou, na segunda-feira (29/1), o ingresso de 331 novos agentes na Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A cerimônia de formatura foi realizada no Teatro do Sesi, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do RS (Fiergs), em Porto Alegre. No ato, o governador Eduardo Leite assinou virtualmente, a partir do celular, a nomeação dos 175 inspetores e 156 escrivães. Nos próximos dias, após a posse, eles passarão a reforçar os quadros de diversas delegacias em todas as regiões do Estado.

Leite definiu a formatura como mais um resultado da retomada do equilíbrio fiscal das contas públicas. “Imaginem fazer segurança pública com salário atrasado e viatura antiga, que quando estragava demandava vaquinha da comunidade local para o conserto ou até para o combustível. Além disso, sem tecnologia também, com os servidores tendo de levar computador e impressora para usar na delegacia. Isso acontecia no Rio Grande do Sul há bem pouco tempo”, lembrou o governador.

“Estamos celebrando o ingresso de novos servidores, com salário em dia, viaturas semiblindadas e mais tecnologia”, disse Leite – Foto: Gustavo Mansur/Secom

O balanço do ano passado mostrou que 2023 foi o ano mais seguro desde o início da série histórica de contabilização, com os menores números em diversas formas de roubo (de veículos, de cargas, a pedestres e a estabelecimentos comerciais). Também houve redução inédita nos crimes violentos letais intencionais (homicídio, latrocínios e feminicídios), que pela primeira vez somaram menos de 2 mil vítimas em um ano. “Nunca percam o brilho no olhar, a empolgação. A gente precisa amar o que faz. Não é fácil ser policial no Brasil. Vocês não trabalham para o chefe de Polícia, o secretário ou o governador, vocês trabalham para apresentar resultados, como os que temos tido, à população”, disse Caron aos novos servidores.

“Não está tudo perfeito, há muito a melhorar. Mas estamos nesse caminho porque existem homens e mulheres que se dedicam à causa. Homens e mulheres com suas inquietudes e incertezas, que precisam ser mais resilientes e mais fortes do que os outros, porque milhões de pessoas dependem do trabalho que fazem”, ratificou o governador. “O dia a dia e as dificuldades poderão tentar esfriar os corações, mas mantenham a chama acesa, pois a sociedade é grata e espera muito de cada um de vocês.” Protagonismo feminino com maioria de formandas e primeira colocada

Protagonismo feminino com maioria
de formandas e primeira colocada

A formatura marcou o encerramento do Curso de Formação Profissional da 58ª Turma de Escrivães e da 57ª Turma de Inspetores como última etapa do processo seletivo para ingresso nas carreiras da Polícia Civil. Ao todo, 170 mulheres e 161 homens prestaram juramento de servir e proteger a sociedade gaúcha. A maior parte dos formandos é natural de diversos municípios do Rio Grande do Sul, mas 36 vieram de outros Estados, sendo 23 inspetores e 13 escrivães do Piauí, do Ceará, do Acre, de Minas Gerais, do Mato Grosso, do Mato Grosso do Sul, de Goiás, do Rio de Janeiro, de São Paulo, do Paraná e de Santa Catarina.

O auditório lotado aplaudiu com entusiasmo o destaque feito pelo governador sobre a maioria feminina entre os formandos, o que aproxima ainda mais a Polícia Civil da paridade na ocupação de cargos. Hoje a instituição conta com 58,7% de servidores homens e 41,3% de mulheres. “Essa formatura com a maioria de mulheres simboliza a força, a resiliência e a competência exigidas pela atividade policial, desafiando todos os estereótipos e contribuindo para a construção de uma instituição cada vez mais representativa”, celebrou Leite.

O chefe de Polícia, delegado Fernando Sodré, ressaltou o avanço no ingresso de efetivo na instituição. Nos últimos cinco anos, foram nomeados mais de 1,8 mil servidores entre delegados e agentes, o que representa 34,3% de todo o efetivo atual da Polícia Civil, com 5.781 policiais – um aumento de cerca de 14% em relação a 2019, quando teve início o primeiro ciclo do governo Leite.

Sodré também dirigiu palavras de estímulo aos formandos e lembrou a responsabilidade que eles assumem com a prestação do serviço qualificado ao cidadão. “Esse dia ficará gravado na memória de vocês. É o momento em que vislumbramos um futuro positivo, valorizado pela jornada que vocês construirão a partir daqui. Levem para as Delegacias de Polícia do Estado essa mesma vibração e mantenham esse espírito para assegurar um Estado cada mais seguro”, ressaltou Sodré.

Os novos agentes iniciaram o curso de formação em 14 de agosto de 2023. Cumpriram carga horária de 810 horas com uma série de disciplinas teóricas e práticas. Os tópicos abordados incluem Defesa Pessoal, Técnicas Operacionais Policiais, Criminologia, Armamento e Tiro, Direitos Humanos e Constitucional Aplicados à Função Policial, Ética e Cidadania e Investigação Policial, dentre outras. Os dois primeiros colocados nos respectivos cursos foram a escrivã Manuela Paludo, com média 9,82 (também primeira colocada geral), e o inspetor Iverlei Antonio Sbruzzi, média 9,80. Ambos foram agraciados com um certificado de associação no clube de tiro RS Shooting e presenteados com uma pistola Glock 9mm, entregue por um representante da fabricante de armamentos.

Foto formatura: Gustavo Mansur/Secom

Gostou? Veja mais!