Curiosidades
Mito ou verdade: será que sempre chove no dia de finados?
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

6/11/2023

Dizem que sempre chove no Dia de Finados. Será? Esse ano novamente tivemos muita chuva, a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) ajuda a desvendar uma das lendas mais famosas relacionadas ao dia 2 de novembro.

De onde vem essa história?

Para milhões de católicos espalhados pelo mundo, o Dia de Finados é o dia de celebração da vida eterna das pessoas queridas que já faleceram. Feriado oficial no calendário nacional, o Dia de Finados é celebrado no dia 2 de novembro.

A alegação de que sempre chove em Finados possui cunho religioso e as pessoas associam a chuva à tristeza. Em regiões desérticas, no entanto, seria algo a se comemorar. Diz a lenda que chove nesse dia porque toda a tristeza das pessoas que perderam um ente querido sobe ao céu e desce em forma de chuva para lavar toda a mágoa de quem ficou.

O mais interessante dessa crendice popular é que ela não resiste quando confrontada aos mais básicos questionamentos, mas mesmo assim o mito continua. As pessoas passam adiante a crendice e, convenientemente, esquecem das ocasiões em que ela não é verdadeira.

Quando não chove num Dia de Finados, as pessoas simplesmente não falam nada. Ninguém se pergunta: “Não era pra ter chovido hoje? ”. Temos aqui um caso explícito e claro de memória coletiva seletiva. Ou seja, as pessoas simplesmente querem continuar acreditando naquela informação, mesmo ao serem confrontadas com a verdade.

Explicação Técnica:

A afirmação de que sempre chove no dia de Finados é muito mais fácil de ser assimilada em regiões de clima tropical, como o Brasil, por exemplo. Durante o mês de novembro, estamos na primavera para a região Sudeste do Brasil, que é uma estação de transição entre o inverno seco e o verão chuvoso. Assim, a chance de chover em grande parte do Brasil é realmente alta. Só que isso não é regra.

No Espírito Santo, por exemplo, novembro é considerado, baseado em uma climatologia (1984-2014), o segundo mês mais chuvoso do ano na maior parte do Estado, atrás apenas de dezembro. Assim, como estamos em época de chuvas, estatisticamente a probabilidade de que seja observada chuva no dia 2 de novembro é a mesma que aquela calculada para os dias 1 e 3 de novembro, por exemplo.

Desmistificando o caso: temos igual probabilidade de ter chuva ou não, no dia de Finados!

Texto: Thábata Brito, Juliana Esteves (2019)

Fotos: Raquel Balin Corrêa – Cemitério de Quinze de Novembro (2023)

Gostou? Veja mais!