Ibirubá
Título de Cidadão Honorário é Concedido ao Sr. Olando Kanitz Durante Sessão da Câmara Municipal de Ibirubá
Editora da Revista Viral Apresentadora do Programa Em Foco na Rádio CBS FM e integrante da equipe de jornalismo da Rádio. Assessora de comunicação da Coopeagri Produtora de Conteúdo Digital

Na noite de segunda-feira, 4 de dezembro, durante a sessão ordinária 028/2023 da Câmara Municipal de Ibirubá, um momento de grande significado e honra marcou a comunidade local. O Sr. Olando Kanitz foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Ibirubá, uma distinção proposta pela vereadora Maria Ilani Henkes e Jaqueline Winsch, e aprovada de forma unânime por todos os vereadores presentes.
A solene sessão, que contou com a presença de empresários, familiares, membros da imprensa e amigos próximos do Sr. Olando, foi marcada por uma atmosfera emocional e de reconhecimento mútuo. Cada discurso proferido durante a cerimônia emocionou não somente o homenageado, mas também todos os presentes que acompanharam de perto esse momento tão especial.
A concessão do título de Cidadão Honorário é uma distinção reservada a indivíduos que, mesmo não nascidos na cidade, se destacam por sua contribuição, dedicação e serviços prestados em prol do bem-estar, crescimento e desenvolvimento de Ibirubá.
O Sr. Olando Kanitz, conhecido por seu longo histórico de serviços à comunidade, expressou profunda gratidão e emoção ao receber essa honraria, destacando o valor desse reconhecimento em sua vida pessoal e trajetória pública.
O Sr. Olando Kanitz é um indivíduo cujo comprometimento e dedicação deixam um legado indelével na história e no progresso de Ibirubá. Ao longo de sua vida, ele desempenhou múltiplos papéis de destaque na comunidade, atuando como professor, vereador, secretário, prefeito em dois mandatos e contribuindo como membro ativo em diversas entidades e diretorias municipais. Essa ampla e diversificada trajetória evidencia seu profundo engajamento no desenvolvimento e na melhoria contínua desta cidade.

OLANDO KANITZ

Nasceu em 16 de novembro de 1943, em Ibirubá. Filho primogênito de Roberto e Cristina Kanitz, residentes em Linha Jacuí Mirim, na atividade de pequenos agricultores rurais. Ainda na adolescência veio para a cidade estudar na Escola Sinodal, parando na casa de sua avós paternos, no bairro São Jacob. Mais tarde seus pais também vieram residir na cidade, primeiramente no bairro Progresso, depois no bairro Floresta e então no bairro São Jacob. Seu primeiro emprego foi na Firma Braatz, como marceneiro. Fez o curso Normal de férias em Júlio de Castilhos vindo a lecionar na Escola Concórdia de Arroio Grande.

Em 1971 casou-se com Nelci Elsa Kanitz e tiveram os três filhos: Viviane, atualmente Pró- Reitora de Planejamento e Infra-Estrutura na UNIPAMPA de Bagé; Luciano Rodrigo, sócio-proprietário da Théo Transportes e Fabrício Augusto ( In Memorian), sócio proprietário da Revenda TIM, em Ibirubá.

Entrou na política através de convite do então prefeito Edmundo Roewer, se filiando na ARENA. Concorreu a vereador pela 1ª vez em 1972, ficando na 1ª suplência. Fez sua campanha a pé e por meios de locomoção de amigos. Com o retorno do Padre Chico, que era vereador, para a Alemanha, por motivo de saúde, Olando assumiu a Vaga deixada por ele em 1973, como vereador titular. Nos primeiros anos, os vereadores não recebiam salário, apenas ajuda de custo. Em 1975, foi aprovada uma Lei que remunerava os vereadores, na época em torno de um salário mínimo.

Foi convidado par exercer a função de Secretário Executivo da Câmara de Vereadores que na época ainda era vinculado ao Poder Executivo e sem orçamento próprio. Com isso, mudou-se para a cidade junto com a esposa Nelci, que também era professora na mesma escola, e com a filha Viviane.

Concorreu à reeleição em 1976, sendo o mais votado com 10% de votos do eleitorado ibirubense, somando 737 votos. Como vereador, foi Secretário e Presidente da Câmara, Presidente da ASCAMAJA, sendo um dos fundadores da Associação e seu 2º Presidente. Foi Gerente da recém instalada Caixa Econômica Estadual e se licenciou para concorrer a Prefeito Municipal, saindo vitorioso no Pleito, de 1982, junto com Darli Bucholz de Oliveira, seu Vice. O mandato foi de 6 anos e com muitas dificuldades financeiras. Deste período destacam –se algumas das suas muitas realizações:

– Construção de 22 escolas no interior e ampliação em parceria com o Estado da Escola Edison Quintana e Escola Ibirubá;

-Criação da APAE e edificação junto com entidades e a comunidade da Escola Especial Franz Hümmler;

– Instalação da Escola Agrícola de Ibirubá;

– Retificação, drenagem e limpeza do rio Puxiretê, obra iniciada no governo de Neri Zeilmann, o Noco, e concluída no governo Kanitz, o que evitou as constantes enchentes em dias de muitas chuvas;

– Construção do Monumento ao Imigrante, símbolo de Ibirubá;

– Construção do Fórum de Ibirubá;

– Retificação de muitas estradas no interior em parceria com a CÍNTIA, órgão estadual (hoje extinto), construção de pontes no interior e perímetro urbano;

– Perfuração de 22 poços artesianos e extensão de água para os moradores das localidades beneficiadas;

– Construções de açudes, para reservatórios de água, em convênio com a CEMAPA;

– Construção de casas populares no alto da Floresta, em convênio com o governo federal e no bairro Hermany também com a participação de moradores;

– Realização de Congressos Ecológicos que atraíam participantes de todo o Brasil;

– Incentivo à Banda Marcial com a compra de instrumentos e uniformes;

– Conclusão da revitalização do centro da cidade iniciada no governo de Neri Zeilmann e do Camping de Sede Aurora.

No período de prefeito foi Presidente da AMAJA (Associação dos prefeitos do Alto Jacuí).

Findo o mandato retornou para a Caixa Estadual, sendo transferido para Itaqui (RS).

Com o apoio de amigos e do Deputado Germano Bonow, foi cedido para a Assembleia Legislativa, assessorando a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia.

A esposa Nelci e os três filhos: Viviane, Luciano e Fabrício continuavam morando em Ibirubá para onde retornava todo o final de semana. Aposentou-se proporcionalmente e retornou definitivamente para Ibirubá. Junto com o advogado Felipe Eggler e Fábio Schmidt de Oliveira criaram a TOTUM, escritório de Advocacia e Assessoria aos municípios da região.

Na Comunidade foi Presidente do LIONS CLUBE e Presidente da Comunidade Evangélica.

Em 1992 concorreu novamente a Prefeito tendo como adversário Dr. Mathias Jacobs, perdendo por 163 votos a eleição.

Em 1996, voltou a concorrer a prefeito, tendo Mauri Heinrich, o Lulo, como adversário sendo vitorioso com 1758 votos. Desta gestão (1997 a 2000), mais alguns destaques:

– Criação e sanção da Lei de Incentivo às indústrias atraindo novas indústrias e incentivando as existentes, tais como SFIL(hoje AGCO), Usifundi, Indutar, Vence-Tudo, dando um novo impulso para Ibirubá na geração de emprego e renda e arrecadação fiscal levando Ibirubá ao patamar que hoje está.

– Implantação do Programa de Agentes Comunitárias de Saúde

– Assinatura do convênio e início da construção da Escola Profissionalizante, transformada depois em Instituto Federal, IFET, aproveitando a estrutura já existente e aumentando o espaço. Fundamental a participação da Cotribá  neste processo.

– Destaque especial na área social, coordenada por sua esposa, com a criação do 1º Lar do Idoso em parceria com o LIONS, iniciando na residência de Olga Frá, evoluindo depois para o Lar do Idoso Aconchego;

– Criação de 16 grupos de Terceira Idade na cidade e interior, com eventos como Baile das Debutantes de Terceira Idade, escolha de rainha, rei, Mister, Lady e Garota Verão da Terceira Idade. Início dos tradicionais bailinhos;

– Criação das Padarias Comunitárias nos bairros;

– Realização da 1ª Mostra de Arte, no Lar Evangélico, realização de desfiles e Caminhada Das Gerações;

– Implementação do Programa de Saúde no Projeto Jovem Aprendiz, com assistência Bucal e de saúde aos participantes, criação do CTG Mirim e cursos de computação no Projeto, que teve início no governo Mathias, com a Secretária Ana Amélia Barcellos.

Saiu da vida pública e em 2001  trouxe a Ibirubá a representação da telefonia TIM, com a criação da Loja Meu Jeito ( Revenda TIM), junto com o filho Fabrício e a neta Djéssica.

Com o prematuro falecimento do filho Fabrício, vitimado por um acidente de trânsito, fato que impactou muito na família e causou desânimo em continuar, a mesma foi vendida e hoje se constitui na TIM Ibirubá, Itallicom, telefonia e serviços sob a gerência de Marcelo Barrow.

Se retirou da vida política, mas apoiou de forma recíproca sua esposa Nelci nas suas eleições para Vereadora e candidata a prefeita.

A sua família hoje é constituída ainda pelos netos Djéssica, Natália, Théo, Túlio e Manuela e pelos bisnetos Nicole, Marina e João Pedro que servem de inspiração e luz para seguir a trajetória terrena.

Tem por Hobby viajar e junto com a esposa, companheira há 52 anos, sempre com a Proteção de Deus, incentivo de familiares e na parceria de amigos, teve a oportunidade de visitar, além do Brasil, 24 países, agregando conhecimento e novas experiências de vida, mesmo com algumas provações na saúde, sempre superados com muita fé, competência médica e dedicação da família.

Sente-se muito gratificado pela homenagem da Câmara e ao completar 80 anos de Vida tem como mensagem: Que tudo vale a pena, desde que seja feito com amor, dedicação, seriedade, otimismo e transparência. O futuro só existe porque tem o presente, e o presente não existiria se não tivesse o passado.

Fotos e texto: Raquel Balin Corrêa – Revista Viral e Rádio CBS FM

Gostou? Veja mais!